Toponímia de Silvares | Conheça as mais recentes alterações

17-JUL-2021

Toponímia de Silvares | Conheça as mais recentes alterações

No passado dia 7 de maio do corrente ano, sob proposta do executivo da Junta de Freguesia, a Assembleia de Freguesia de Silvares deliberou aprovar, por unanimidade, as seguintes alterações à toponímia da Freguesia de Silvares.

 
Atribuição de Topónimo - Rua Francisco Manuel Rodrigues

A rua que inicia no cruzamento com a Rua 25 de Abril e termina na extrema da freguesia de Silvares, mais precisamente na rotunda que liga à freguesia de Fermentões passa a designar-se por Rua Francisco Manuel Rodrigues.

Francisco Manuel Rodrigues, nasceu em Mértola a 18 de fevereiro de 1928 e faleceu a 05 de julho de 1985, nesta freguesia de Silvares, onde se encontra sepultado.

Foi com enorme tristeza e consternação que a freguesia de Silvares viu partir - muito cedo - um cidadão de enorme valor, com grande carácter e sempre disponível para ajudar a freguesia e os Silvarenses.

Resumidamente, referir que foi um dos fundadores e o primeiro Presidente do CSCDS - Centro Social, Cultural e Desportivo de Silvares, um dos principais impulsionadores da construção do edifício da Rua dos Carvalhais, disponibilizando, gratuitamente, recursos humanos e maquinaria para a sua construção, bem como para muitas outras obras e benfeitorias que a nossa freguesia conseguiu concretizar nas décadas de 70 e 80 do Século passado.

Posto isto, entendeu o executivo da Junta de Freguesia de Silvares ser da mais elementar justiça este reconhecimento, a titulo próstomo, à pessoa de Francisco Manuel Rodrigues.

A este arruamento foi atribuído o  Código Postal 4835-415 GUIMARÃES

Atribuição de Topónimo - Rua do Outeiro

A rua que inicia no cruzamento com a atual Rua Francisco Manuel Rodrigues e termina na Rua 25 de Abril, mais precisamente no anteriormente denominado Lugar do Carreira, passa a designar-se por Rua do Outeiro.

A razão pela qual se propôs este nome para este arruamento, tem única e exclusivamente a ver com questões históricas pois, o lugar em questão, era denominado por "Lugar do Outeiro".

A este arruamento foi atribuído o  Código Postal 4835-415 GUIMARÃES

 
Atribuição de Topónimo - Rua de Mouril

A via recentemente inaugurada que liga a Rua Joaquim Gonçalves (rotunda de Mouril) à estrema da freguesia que confronta com Candoso S. Martinho, passa a designar-se por Rua de Mouril. 

Muito naturalmente, esta opção justificasse pelo simples facto deste arruamento se localizar no lugar de Mouril.

A este arruamento foi atribuído o  Código Postal 4835-433 GUIMARÃES


Alteração de Toponímia - Rua Capitão Salgueiro Maia

O traçado da Rua Capitão Salgueiro Maia foi alterado, a qual passou a integrar a via recentemente inaugurada que liga a rotunda do Pinheiro Manso à rotunda localizada junto à passagem pedonal da autoestrada.

Desta forma, a Rua Capitão Salgueiro Maia passou a ligar a Rua 25 de Abril (rotunda do Pinheiro Manso) à Rua Joaquim Gonçalves (rotunda de Mouril). 

O anterior traçado, entre a rotunda intermédia (Decathlon) e a Rua da Igreja será oportunamente alvo de renomeação toponímica.

Este arruamento mantém o Código Postal 4835-604 GUIMARÃES.

  • Partilhar